segunda-feira, 27 de abril de 2009

DISCOS




No fim dos anos 90, todo material da Gosma Metálica era gravado em fitas k7.Como, nessa primeira fase, Guitardo não atuava como guitarrista, não havia a técnica de overdub caseiro com 2 tapes. Ainda assim, não tinha se popularizado no país o uso recorrente que se faz hoje de gravar mp3 para cds para serem tocados em qualquer player, fosse do carro ou no próprio aparelho de som que se tivesse em casa. Dessa forma durante muito tempo o material da primeira fase da banda esteve disponível somente no formato K7. Um material precioso se perdeu, pois estava gravada numa fita.
Ao emprestar a mesma para um colega, a fita nunca foi devolvida e clássicos como Tudo que eu queria se perderam pra sempre. Uma pena. Uma verdadeira relíquia que muito provavelmente há tempos já foi destruída.

Já na segunda fase, 2002/2003, as gravações continham overdub. Primeiro gravavam teclado e voz numa trilha única, já que a gravação era caseira e nunca fôra feita em estúdio profissionalmente, sempre com um nível baíxissimo de qualidade, e depois Guitardo gravava a guitarra, copiando em uma segunda fita a base e a voz já gravadas numa fita anterior. Procuravam sempre usar as melhores marcas para que o resultado fosse menos tosco e ganhasse em qualidade, da forma que isso fosse possível.
Porém alguns anos depois, o material de MELHOR MÚSICA SOBRE NADA(2002) e DÉBEIS MENTAIS(2003) foi convertido digitalmente para cd, e assim originaram-se os dois discos (álbuns) da banda, contendo, eles, respectivamente as seguintes faixas:


GOSMA METÁLICA - MELHOR MÚSICA SOBRE NADA (2002)

01 - ROCK DO BABACA
02 - EU (NÃO) VI UMA LUZ
03 - DOLOROSA METÁLICA
04 - BLUES DA TREPADA
05 - MELÔ DO VAGAL
06 - MORTE FÁCIL
07 - MUNDO ENCANTADO DA BEBIDA
08 - PEGANDO PESADO
09 - MELHOR MÚSICA SOBRE NADA















GOSMA METÁLICA - DÉBEIS MENTAIS (2003)


01 - DÉBEIS MENTAIS
02 - ALARME DO AMOR
03 - PASSA A BOLA
04 - A LENDA DA SERPENTE
05 - FUNK TRITÔNICO
06 - ORGASMO COLETIVO
07 - O VALE DA MORTE















Em ambas as conversões algumas músicas gravadas nos tapes originais ficaram fora da versão em mp3/cd.
Vejamos aqui as razões:
O projeto original, denominado, MELHOR MÚSICA SOBRE NADA, tinha originalmente essas músicas, na seguinte ordem:
(to com as caixinhas em mãos)

LADO A

LADO B

01.ROCK DO BABACA
01.EU (NÃO) VI UMA LUZ

02.DOLOROSA METÁLICA
02.MUNDO ENCANTADO DA BEBIDA

03.MELÔ DO VAGAL
03.BLUES DA TREPADA

04.PEGANDO PESADO
04.MORTE FÁCIL

05.PRIVADA JAPONESA
05.MELHOR MÚSICA SOBRE NADA

06.(não há)
06.CANÇÃO DO ADEUS



O tape original tinha 11 músicas.
Pois é, foram limadas do disco Privada Japonesa e Canção do Adeus, justamente por serem as últimas canções cada uma do seu respectivo lado e também por não serem grandiosas, com certeza os ouvintes não sentiram falta dessas canções e nem terão vontade de descobri-las. Outro problema é que a fita terminava antes da música, dessa forma a versão para disco teria de ser editada e essa hipótese desagradou os fundadores da banda, de forma que, acabaram excluídas da versão digital.

O mesmo ocorreu com o projeto DÉBEIS MENTAIS.
O tape original tinha 10 músicas. 4 gravadas no lado A e 6 no lado B,
eram elas:

LADO A

LADO B

01.ALARME DO AMOR
01.DÉBEIS MENTAIS

02.A LENDA DA SERPENTE
02.ORGASMO COLETIVO

03.PASSA A BOLA
03.SÓ PRA VARIAR*

04.A LA SANTANA
04.FUNK TRITÔNICO

05.(não há)
05.O VALE DA MORTE

06.(não há)
06.SIGA O MESTRE




*Raul Seixas
Enfim, das 10 músicas, foram cortadas três: SÓ PRA VARIAR, porque não era obra autoral, era um cover dos meninos (embora reestilizado) para uma canção antológica do Raul, A LA SANTANA, porque era a última música do LADO A e tava incompleta por esse motivo, pois, como no caso do projeto anterior a fita terminava antes que a música e eles acharam que optar por fade out não seria uma boa opção para essa música.E havia também o descontentamento de Guitardo sobre sua própria performance guitarrística na mesma faixa. SIGA O MESTRE foi excluída pelo mesmo motivo e também por não ser lá uma grande canção sem mesmo haver intervenções de teclado na música.







VOLTAR